terça-feira, 3 de novembro de 2015

3 de novenbro de 2015

 oficina  semana acadêmica realizada entre  03 a 06 de novembro  de 2015

 Durante a Semana Acadêmica da Faculdade Bagozzi o último período é responsável por aplicar as oficinas. Portanto, nós do 6, 7° e 8° períodos executamos atividades e dinâmicas sobre diferentes temas durante 3 dias .O tema de nossa oficina foi jogos cooperativos iniciamos a oficina com os chachas onde os participantes escreviam seus nomes e decoravam os crachás  de acordo com a sua personalidade. em seguida explicamos o que era dinâmicas cooperativas  qual a diferença entre dinâmicas cooperativas e competitivas depois realizamos algumas dinâmicas como dança da cadeira cooperativa, o feitiço virou contra o feiticeiro, cabo da paz, e desafio  A oficina foi muito produtiva e conseguimos transmitir o que desejávamos. Os comentários dos participantes foram muito positivos.

Observa-se que a Educação Infantil está em uma constante busca de estratégias para garantir o educar e o cuidar da infância, procurando atender as necessidades do corpo e mediar o desenvolvimento sociocultural desde o nascimento. Neste momento a intervenção de jogos e brincadeiras passa a ser uma forma de linguagem onde a criança atua se desenvolve e cria seu próprio conhecimento. Observou-se que elas não têm recebido atenção adequada dentro das instituições de Educação Infantil, ficando restrito no cuidar e o educar fica de lado como se não fosse necessário. Com os jogos e brincadeiras, espera-se que a criança desenvolva a atenção, o movimento ritmado, a coordenação motora, estimula o seu conhecimento e influencia em sua formação integral:física, intelectual e social. Conscientizar os professores da importância dos Jogos e Brincadeiras nas escolas de Educação Infantil, assim conseguirá alcançar os objetivos propostos. Mostrando que através dos jogos e brincadeiras as crianças revelam o seu sentimento, ampliam suas relações sociais, e desenvolve suas habilidades de forma prazerosa. É preciso que os professores saibam que a aprendizagem e a diversão, por si só, não se realizam. É preciso sistematização de conteúdos para que as brincadeiras aconteçam como processo para inclusão, ação e reflexão. As atividades lúdicas devem ser inter-relacionadas no cotidiano escolar. 
  Quando vemos uma criança brincando nos traz lembranças de nossa infância, de um tempo em que vivíamos para brincar, e a utilização dos brinquedos e dos jogos estavam de acordo com o contexto de nossas vidas e expressavam a nossa visão de mundo. As crianças estão incluídas em um contexto sociocultural desde que nasce, e muitos adultos nem percebem a importância de cada gesto, movimentos e palavras quando compartilha com elas os jogos e brincadeiras. O brincar é uma forma importante e privilegiada de aprendizagem, pois ao praticar este ato as crianças trazem para a sua vida o mundo de faz de conta, incorporando nas brincadeiras o que vem, escutam, observa e experimentam.
 Para a maioria das pessoas os jogos são atividades que tem por característica o ato de brincar, puro e isoladamente. O dicionário classifica jogo como brinquedo, divertimento,passatempo,Como educadores sabemos que o jogo implica em muitas outras funções no desenvolvimento   da   criança.   Aspectos   culturais,   sociais,   políticos,   cognitivos   e motores   entre   outros,   são   explorados   e   experimentados   pelas   crianças   durante   a realização   deste  tipo  de  atividade  que  é,   na  maioria  das  vezes,   um  momento  de descontração e alegria para elas. Especificando ainda mais nossos estudos chegamos aos Jogos Cooperativos. Estes   jogos   possuem   valores   educacionais   semelhantes   aos   jogos   em   grupo   mas possuem algumas peculiaridades. Sendo assim, essas peculiaridades serão analisadas e discutidas, tentando sempre realizar uma comparação com os jogos competitivos para entendermos melhor seus processos,  Os jogos cooperativos são atividades alternativas ao mundo competitivo, em que seus objetivos possuem um caráter de solidariedade e não de exclusão. As metas e os resultados são estimulados através de desafios, e os mesmos devem ser alcançados de maneira coletiva, oportunizando a satisfação de todos. A situação cooperativa é aquela em que os objetivos dos indivíduos são de tal ordem   que,   para   que   o   objetivo   de   um   deles   seja   alcançado,   todos   os   demais integrantes, deverão igualmente alcançar os seus respectivos objetivos (Deutsch, apud Broto, 2000, p. 38). 
  
 Através   dos   Jogos   Cooperativos   pretendemos   trabalhar   o   aspecto   da corporeidade no seu real significado, ou seja, propiciando aos alunos oportunidade de vivenciarem   os   mais   diversos   gestos,   expressões   e   movimentos.   Ensejar   a possibilidade de se relacionar com seus colegas e consigo mesmo através do corpo. Ensinar e aprender diversas culturas corporais, sem a necessidade da padronização e/ou classificação de movimentos. Desejamos que os alunos sejam capazes de realizar as  atividades  propostas  a  sua  maneira,   e  que  possam  aprender  novas  alternativas através da maneira de seus colegas. Dentro desta perspectiva devemos incentivar as mais diversas vivências sem classificá­las   como   certas   ou   erradas,   mas   tendo   a   preocupação   com   a   sua originalidade, que os movimentos sejam autênticos, criativos. Como relata Santin,  não pretendemos  destruir a imagem do homem, pelo contrário, queremos torná­la mais expressiva, original; simplesmente devolver ao homem a sua originalidade primordial (1996,   p.  93).   Essa  originalidade  é   desenvolvida  através   da  história  de  vida,   das vivências experimentadas, de sua cultura corporal. É   importante   ressaltar   que   cada   ser   humano   apresenta   individualidades específicas. Para Vago estas particularidades devem ser consideradas pelo professor de Educação Física como uma diversificação cultural presente em sua aula. O professor deve trabalhar seus alunos de maneira que as diferenças não representem empecilhos para uma convivência harmoniosa do grupo, muito pelo contrário, essas diferenças representam as riquezas culturais,  um verdadeiro patrimônio lúdico da humanidade (1995, p. 69) nas aulas de Educação Física, e devem ser aproveitadas na forma de organização do ensino.
 representam as riquezas culturais,  um verdadeiro patrimônio lúdico da humanidade (1995, p. 69) nas aulas de Educação Física, e devem ser aproveitadas na forma de organização do ensino.
representam as riquezas culturais,  um verdadeiro patrimônio lúdico da humanidade (1995, p. 69) nas aulas de Educação Física, e devem ser aproveitadas na forma de organização do ensino.

   PLANO DE OFICINA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Docente(s): Andréa Polati, Andreia Bueno Jhenyfer Fernande de Hann  
Datas: 3-6 de outubro            Público: 1º - 6º Períodos Curso de Pedagogia                     Turno:\Diurno
Tema: Jogos Cooperativos

Duração: 2h30 (Duas horas e trinta minutos)

Objetivos Específicos:
·          Explorar aproveitar as condições, capacidades, qualidades ou habilidades de cada indivíduo.
·          Produzir infinitas situações que exigem a participação de todos na solução de problemas.
·          O processo de participação no jogo pode resultar em um enriquecimento e crescimento tanto pessoal como do grupo e das próprias atividades propostas.
·          Promove atitudes de sensibilidade, cooperação, comunicação, alegria e solidariedade.
·          Buscar a integração de toda a alegria, a valorização do indivíduo na construção do processo de participação.
·          Entendemos os jogos cooperativos como componentes essenciais de um projeto educativo baseado na cooperação e resolução pacífica dos conflitos, onde os meios empregados não sejam antiéticos.
Jogos Cooperativos tem como objetivos:
·          Estimular a reflexão crítica sobre Competição X Cooperação;
·          Desenvolver maior empatia e capacidade de cooperação entre as pessoas;
·          Desenvolver a cooperação nos relacionamentos entre os membros da equipe;
·         Vivenciar Jogos Cooperativos e focalizá-los;
·         Desenvolver um comportamento de cooperativismo para auxiliar em uma construção de um mundo melhor.

Ø  APRESENTAÇÃO DO GRUPO E DO TEMA:
Nesse exato momento iremos pedir para as pessoas se acomodarem e logo distribuiremos os crachás para que elas de acordo com seu gosto decorem escrevendo o seu nome bem nítido e, pois deixaremos claro que será uma regra que chame sua colega pelo nome que está no crachá.
Depois dividiremos a turma em quatro grupos e começaremos perguntar se pela decoração do crachá dá para adivinhar a personalidade de cada um dos integrantes do grupo.
(Tempo Previsto: 15 minutos)
 SENSIBILIZAÇÃO/MOBILIZAÇÃO:
Iremos mostrar três vídeos, para expor como os Jogos Cooperativos estão sendo utilizadas nas empresas, escolas, congresso etc.
(Tempo Previsto: 15 minutos)
  PROVOCAÇÃO/CONTEXTUALIZAÇÃO:
Nessa hora iremos passar toda fundamentação teórica, através de slides iremos expor o que é um jogo cooperativo, passaremos o conceito básico:
O “jogo cooperativo é aquele em que se aprende a jogar uns com os outros, e não uns contra os outros”. Seus objetivos são para o bem comum, os jogadores cooperam. Ajudam e trabalham em conjunto, beneficiando a todos.  As atividades requerem um trabalho em equipe para alcançarem metas mutuamente aceitáveis. Não é necessário que os indivíduos que cooperam tenham os mesmos objetivos, porém seu alcance deve proporcionar satisfação para todos os integrantes do grupo.
(Tempo Previsto: 30 minutos)
  ATIVIDADES DO GRUPO/PRODUÇÃO:
Nesse momento daremos inicio aos jogos cooperativos, o primeiro jogo será:

"DANÇA DA CADEIRA COOPERATIVA"

Objetivo: essa dinâmica serve para quebrar o gelo e fazer com que os participantes pensem sobre cooperação entre o grupo.Materiais: cadeiras e música.Procedimento: consiste na brincadeira da dança da cadeira (mesmo procedimento), só que em ao invés dos que ficarem sem se sentar saírem, terão que se sentar no colo do amigo, de modo que ninguém fique em pé. É muito engraçado! Ao final, com apenas uma cadeira todo o grupo terá que se sentar um no colo do outro. 
(Tempo Previsto: 20minutos).
“CABO DA PAZ”

Objetivo: Estimular a participação de todos os componentes do grupo de forma cooperativa; desenvolver o autocontrole para atuação em equipe; perceber o que vem a ser "espírito de equipe".
Material: uma corda, saco e chocolate bis.Procedimento: Divida o grupo em duas equipes. Demarque um círculo de aproximadamente 60 cm de diâmetro e posicione-se no centro do círculo. Divida as equipes, uma a direita, outra à esquerda. A tarefa das equipes é puxar a corda como em um cabo de guerra até o saco arrebentar e liberar a surpresa no centro do círculo. Se o conteúdo do saco cair fora do círculo, todo o conteúdo do saco será do educador.(Tempo Previsto: 20 minutos).

“O FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITICEIRO”
Objetivo: não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si.
Material: papel e caneta.Procedimento: forma-se um círculo, todos sentados, cada um escreve uma tarefa que gostaria que seu companheiro da direita realizasse, sem deixá-lo ver. Após todos terem escrito, o feitiço vira contra o feiticeiro, que irá realizar a tarefa é a própria pessoa que escreveu.Objetivo: "não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si" Respeito ao próximo.(Tempo Previsto:20 minutos). Dinâmica para trabalhar em sala de aula com problemas de Bullyng

“DESAFIO”

Material: Caixa de bombom ou uma caixa de sapato com um sonho de valsa cheia de jornal e o chocolate enrolada para presente
Procedimento: colocar uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa (no tamanho de uma caixa de sapato, explica-se para os participas antes que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita por quem ficar com ela quando a música parar. A pessoa que vai dar o comando deve estar de costas para não ver quem está a caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: tá preparado? você vai ter que pagar o mico viu, seja lá qual for a ordem você vai ter que obedecer, quer abrir? ou vamos continuar? Inicia a música novamente e passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se fazer isso por algumas vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar agora vai ter que abrir, Ok? Esta é a última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz surpresa e encontrará um chocolate sonho de valsa com a ordem 'coma o chocolate'.
Objetivos: essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios, pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais difícil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória.
(Tempo Previsto: 20 minutos).

   COMENTÁRIOS:
Nesse momento os aplicadores da oficina ira agradecer pela presença de todos. Agradecer pela participação de todos nas dinâmicas, finalizaremos com a entrega das lembrancinhas.
(Tempo Previsto: 15 minutos)
   SÍNTESE/AVALIAÇÃO: Solicitar que os participantes da oficina envie um email para os   monitores de estagio fazendo uma avaliação da oficina.

cabo da  paz 



dança da cadeira cooperativa 







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